quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O QUE É LICENCIAMENTO?

O QUE É LICENCIAMENTO?

Licenciamento é o processo legal pelo qual o dono de uma marca, imagem ou qualquer outra propriedade intelectual autoriza ou cede o direito de seu uso em um produto ou serviço. Por exemplo, se você é fabricante de confecção e quer estampar algum personagem em sua coleção, porque sabe que isso irá atrair mais seu público-alvo precisa fazer um contrato de licenciamento com o dono do personagem referido.
Sistema end-to-end, ou seja, a empresa realiza o licenciamento de marcas de moda, desenvolve produtos, encarrega-se da fabricação de forma terceirizada, cuida da logística interna e internacional, desenvolve estratégias de marketing e possui uma rede de distribuição e venda com grande capilaridade no Brasil inteiro.
Ao todo são mais de 5.700 pontos de venda ativos, incluindo as principais redes de varejo dos segmentos surfwear,
skatewear, streetwear, sportswear, urbanwear, fashion e mass (grandes magazines e lojas de departamento) nas mais diversas regiões do país.

Esse contrato normalmente é negociado por um determinado período (prazo) de tempo, em uma área geográfica (território) específica e em troca de um pagamento específico (royalty).

O licenciamento pode ser entendido também, como uma poderosa ferramenta de marketing que auxilia o processo de construção de marcas e fortalecimento do posicionamento das mesmas no mercado.

VANTAGENS

As vantagens mais facilmente percebidas nesse processo para a empresa que licencia marcas/personagens são:

– Aumento das vendas;
– Abertura de novos canais de vendas;
– Associação a fortes conceitos e atributos ligados à licença;
– Instantâneo reconhecimento e valorização do público;
– Obtenção de um diferencial competitivo no mercado em relação á concorrência.

FATORES- CHAVE DE SUCESSO

O sucesso de qualquer programa de licenciamento é determinado pelos esforços de cada uma das empresas envolvidas (Licenciador, agente e licenciado) em realizar seus respectivos papéis e identificar as necessidades e objetivos de cada um.

PROCESSOS

a. Escolha da marca x produto
b. Projeção de vendas
c. Negociação
d. Contrato
e. Guia de estilo
f. Desenvolvimento de produto
g. Aprovação de produto
h. Lançamento de produto

PAPEL DO LICENCIADOR

– Definir o posicionamento da marca no mercado
– Definir os objetivos e estratégias do programa de licenciamento
– Aprovar o plano anual da marca
– Aprovar os produtos licenciados, embalagens, materiais de suporte de vendas e marketing
– Desenvolver guias de estilo
– Promover o registro das marcas junto aos órgãos competentes
– Executar os contratos de licenciamento
– Oferecer suporte à marca através de ações de marketing

PAPEL DA AGÊNCIA DE LICENCIAMENTO


– Fechar acordos com os parceiros mais qualificados para a marca
– Negociar termos contratuais das licenças
– Administrar os royalties
– Acompanhar performance de vendas da marca
– Monitorar infrações com as marcas que representa no mercado
– Coordenar lançamento de produtos dos licenciados no mercado e ações de marketing, juntamente com as redes de varejo
– Coordenar oportunidades de ações cruzadas/ maximizar e criar sinergia entre os licenciados

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Parceria para divulgação da oportunidade e os interessados para conhecer mais detalhes
Envie e mail para :
Terry Terrell.
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