quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Como funciona Licença de marca ou personagem

Por Wagner Roque
Ilustração: Marcelo Cipis
Cada dia mais empresas estão dispostas a usar umamarca ou personagem conhecido para alavancar as vendase conseguir maior apelo junto ao público. De acordo com dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), existem no Brasil cerca de 800 empresas licenciadas que utilizam mais de 400 marcas e personagens.

O mercado de licenciamento trabalha com as próprias regras. A licença de uso de uma marca ou personagem só é concedida a uma empresa caso ainda não haja ninguém fazendo algo idêntico ao que ela se propõe a produzir. Isso ajuda a garantir as vendas sem baixar a lucratividade, segundo Marcos Bandeira de Mello, gerente geral da divisão Consumer Products da Warner, dona dos direitos do São Paulo Futebol Clube e de personagens como Harry Potter, Batman e Speedy Racer. “Mas sempre procuramos ajudar o parceiro a encontrar alternativas, combinando diferentes personagens e produtos.”

No entanto, engana-se quem acredita que ao firmar um contrato terá o direito de uso de uma marca ou personagem para sempre. Os contratos de licenciamento variam entre um e três anos. Cabe à empresa licenciada fazer uma estimativa de produção ao longo desse período. A partir do volume estimado serão calculados os royalties, cujo percentual varia de 4% a 12% sobre o valor total das vendas.

A prestação de conta pode ser mensal ou trimestral. Mas normalmente paga-se um adiantamento em torno de 20% sobre o valor total dos royalties previstos. “É uma forma de estimular a licenciada a fabricar realmente o produto e não simplesmente guardar na gaveta uma marca cujos direitos ela comprou”, diz Marcelo Nogueira, dono da agência Extreme Global Licensing, que tem em seu portfólio personagens como Bad Boy, Riquinho, Luluzinha, Pucca, além da marca Ana Hickmann.

Uma vez assinado o contrato, o licenciado recebe o guia de estilos, um manual que traz os padrões de cores, posições e ângulos nos quais o personagem pode aparecer. A partir desse guia ele deverá criar um protótipo. Só quando o protótipo for aprovado é que ele poderá iniciar a produção. Produzir sob licença exige um alto controle de qualidade e respeito às características originais das marcas e personagens. Mas esse rigor aumenta ainda mais quando o licenciamento envolve uma celebridade. Isso porque as personalidades, em geral, gostam de checar cada detalhe dos protótipos das peças que levarão o seu nome. 
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