quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Famosos no seu produto royalty como funciona?

Ilustração: Marcelo Cipis
Saiba como tirar bom proveito do uso de imagens de personagens e pessoas famosas em seu produto :

Por onde começar 
Procure os escritórios especializados no assunto ou as empresas que negociam diretamente suas marcas com os licenciados, como a Warner Bros. O site da Associação Brasileira de Licenciamento (www.abral.org.br) é um caminho para fazer os primeiros contatos 

Questão de identidade 
Verifique se a marca de seu interesse se identifica com o perfil de seu público-alvo. Alguns personagens infantis, como o Gato Felix e o Piu Piu, têm aceitação não só entre as crianças mas também entre as mulheres 

Dentro da lei 
Informe-se sobre a marca escolhida. Veja se ela está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI – www.inpi.gov.br) e qual empresa realmente detém seus direitos 

Cuidados com equívocos A ideia de que os personagens com mais de 60 anos de idade são de domínio público pode gerar confusão. Muitos deles ganham novos traços e os seus direitos continuam protegidos. O que pode ser usado livremente, na maioria dos casos, são as histórias e não os personagens 

Tudo documentado 
Os direitos e deveres das partes envolvidas na negociação devem constar de um detalhado contrato, cuja vigência pode ser de apenas alguns meses quando se tratar de personagens de filmes 

Revisão de condições Na renovação do contrato devem ser revistos itens como projeção de vendas e porcentagens de royalties. É a hora também de trocar de personagem, se for o caso 

Dica:
Designer Terry Terrell


Acesse, Marca para licenciamento:


Agster:
www.agster.com.br


Contate para informações e licenciamento:
yespublic@hotmail.com
Deixe um recado abaixo 

Desde já agradeço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário